FAQ

Aqui você encontra informações básicas sobre o que é a energia fotovoltaica, como ela é produzida e como ela funcionaria na sua casa ou empresa, além de informações relevantes sobre sustentabilidade e retorno financeiro.

O QUE É ENERGIA
FOTOVOLTAICA

É a energia elétrica produzida a partir da luz solar.

COMO A ENERGIA
FOTOVOLTAICA
É PRODUZIDA

O princípio de produção de energia fotovoltaica é simples e consiste na conversão da luz solar em energia elétrica. Quando a luz solar incide sobre as chamadas células fotovoltaicas, os elétrons presentes nessas células entram em movimento, gerando, assim, energia elétrica na forma de corrente contínua. Posteriormente, em um inversor, essa energia é convertida de corrente contínua em corrente alternada para que se torne adequada para o consumo.

COMO UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA FUNCIONARIA NA SUA CASA OU EMPRESA

Primeiramente, são instalados os painéis solares, compostos por células fotovoltaicas. São esses painéis os responsáveis por gerar energia elétrica a partir da luz solar. Em seguida, esses painéis são ligados a um inversor solar, que vai converter a energia gerada pelos painéis em energia elétrica que pode ser efetivamente usada na sua casa ou empresa. Essa energia proveniente do inversor é enviada ao quadro de energia. É nele que o sistema de energia solar fotovoltaica se conecta à rede elétrica. Finalmente, a energia pode ser distribuída e usada para o consumo. Um medidor controla a quantidade de energia produzida, e o seu valor é descontado da sua conta de luz. Caso haja excedente, ele é devolvido à rede, podendo ser posteriormente usado, o que se conhece como sistema de compensação de energia (Net Metering), principal mecanismo da geração distribuída.